23.11.04

Momento de culinária

Com a colaboração de Porquinho da India

Andava eu hoje à procura de uma receita para o jantar, quando me deparei com uma receita num certo bosque.

Ora, pensei eu, os bosques costumam ser verdes. Qual não foi o meu espanto quando me deparei com um bosque que se diz encarnado.

Pensei que seria o bosque do capuchinho vermelho. Não. Era um bosque da namorada do Robin dos Bosques.

Ora o Robin dos Bosques vestia sempre de verde, e pensei que tinha algum carinho por lagartos. Mas não. Enganei-me outra vez. Essa mocinha gostava de (nem quero pensar) jantar lagartos, com pintas amarelas ainda por cima.

Decidi então pedir ajuda a uma pessoa de bom senso, ou seja o Porquinho da India.

Ele logo achou por bem pôr um pouco de juízo nessa mocinha e prontamente me enviou uma velha receita que a sua avózinha costuma fazer.

Esta refeição é muito mais nutritiva, ora vejam:

Águia à Fartazana
Para 10 lagartos

Ingredientes:
2 dentes de alho esmagados
2 dentes de alho inteiros
500 gramas de manteiga
5 folhas de louro bem verde
1 barra de pão (cacete)
1 águia de tamanho médio com menos de 5 anos de idade
5 kilos de batatas pequenas, para assar.

Tempo de preparação: 90 minutos

Preparação:

Pergunta-se à águia há quanto tempo não é campeã nacional; desmoralizada , a águia desmaia. Coloca-se um dente de alho inteiro em cada olho da ave, para se, em caso de voltar a si, não ver o que lhe vai acontecer. Somos desportistas e não gostamos de ver os "bichos" sofrerem. Depois, com o pão de cacete, dá-se-lhe uma valente cacetada entre os olhos e o "bicho" morre em três tempos.

IMPORTANTE: nunca se deve dar bagaço a beber ás águias a exemplo do que se faz com os perús. Bêbedas, são um castigo para esticar as patas e passam horas a falar mal das arbitragens.

Lava-se em água morna depois de muito bem depenada e coloca-se num pirex em forma de Alvalade XXI. Com um corte longitudinal na barriga tiram-se as impurezas todas (Maus figados, mau perder, maus resultados, más claques, maus dirigentes, etc, etc.). Enxuga-se com um pano, barra-se muito bem com a manteiga e colocam-se no ânus os dois dentes de alho esmagados.. Juntam-se as batatas colocadas em volta da ave. As que sobrarem, metem-se dentro do golpe que se fez na barriga. Se em vida já se tinha habituado a enfardar "batatas lá dentro", depois de morta nada de mais...Não esquecer o louro que irá "apagar" de vez qualquer avermelhado anterior da carne.
Vai ao forno durante duas horas.
Antes de servir (de preferência a adeptos leoninos), decorar com bandeirinhas verdes espetadas em algumas das batatas.

Nota: Se preferirem podem comprar uma águia pronta a ser cozinhada na
SAD (Sociedade Águias Depenadas) do Benfica.

BOM APETITE!


Sem comentários: